Image and video hosting by TinyPic

Ceará registra mais dois óbitos por dengue e novos 23 casos de sarampo

O Ceará registrou mais duas mortes por dengue em 2015, nos municípios de Aquiraz e Maracanaú. Somados ao caso de Barbalha, já chega a três o número de óbitos pela doença neste ano. Segundo boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (27), pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), já foram confirmados 2.365 ocorrências de dengue no Ceará, notificados em 73 municípios, o que representa metade das localidades do estado. O número é mais de 50% maior que os dados divulgados no último dia 13, quando 1.560 casos haviam sido confirmados, em 64 municípios.

Os números de casos relevantes também aumentaram, passando de 44 para 66 casos confirmados. No total, 58 pacientes apresentaram dengue com sinais de alarme, enquanto 8 tiveram a doença na modalidade grave. Detalhando o índice, 27 dos casos mais graves estão emFortaleza, enquanto os outros 39 foram diagnosticados no interior. Há ainda cinco óbitos sob investigação. De acordo com a Sesa, os casos predominantes estão na faixa etária entre 20 e 29 anos, com 19,9% do total de casos.

Sarampo

Em relação ao sarampo, dados da Sesa divulgados nesta sexta apontam o aumento em 23 casos, em relação ao último boletim epidemiológico, divulgado no dia 13 de março. O índice saltou de 67 ocorrências confirmadas em 2015 para 90. O Ceará possui também outros 49 casos sob investigação No total, 788 pacientes já foram diagnosticados com sarampo desde dezembro de 2013, quando o surto da patologia foi retomado.

O município com maior incidência em 2015 foi Itaitinga, com 21,7 casos a cada 100 mil habitantes. Caucaia, com 16,1 e Maranguape, com 14,5 também possuem forte incidência. Em relação ao número absoluto de casos confirmados, Caucaia aparece como maior ponto de foco da doença, com 38 confirmações, seguida de Fortaleza, com 34 casos em 2015. Juntos, os dois municípios respondem por 80% das ocorrências de sarampo neste ano.

Campanha

Para tentar conter o surto de sarampo, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove neste fim de semana o Dia D de vacinação contra sarampo. Todos os postos de saúde da Capital estarão abertos, das 8 às 17h, nestes sábado e domingo (28 e 29), para vacinar a população de 5 a 29 anos de idade.

Será aplicada a vacina dupla viral, que imuniza tanto contra o sarampo como contra a rubéola. A indicação é para que todos recebam a vacina de forma indiscriminada, independentemente de já ter tomado a vacina anteriormente. A meta da SMS é vacinar 1.125.085 pessoas até o dia 18 de abril, data de encerramento da campanha contra o sarampo.
Share on Google Plus

About Levitas Newss