Image and video hosting by TinyPic

Eclipse solar é visto no Hemisfério Norte

Fenômeno foi total apenas nas Ilhas Faroe e em Svalbard.
Moradores de Europa, África e Ásia tiveram visão parcial.


Um eclipse solar foi visto nesta sexta-feira (20) no Hemisfério Norte, com lua bloqueando o sol e sua sombra se projetando na Terra. O eclipse total só pode ser visto em Svalbard e nas Ilhas Faroe, mas moradores da Europa, África e Ásia conseguiram ter uma visão parcial do fenômeno.

VEJA MAIS FOTOS ABAIXO
Eclipse parcial do Sol é visto perto de Bridgwater, no sudoeste da Inglaterra, nesta sexta-feira (20) (Foto: Toby Melville/Reuters)

A sombra da lua apareceu às 7h41 GMT (4h41 de Brasília) ao sul da Groenlândia, se seguiu para o leste em direção às Ilhas Faroe e a às ilhas norueguesas de Svalbard, onde os hotéis já estavam reservados há anos para o raro fenômeno.

“Eu já vi a aurora, vi algumas erupções de vulcões, mas um eclipse total é ainda a coisa mais espetacular que já vi. E cada um é único”, disse Fred Espenak, astrofísico aposentado da Nasa, que foi a Torshavn, capital das Ilhas Faroe, para o fenômeno.
Fenômeno é visto em Longyearbyen, na Noruega, nesta sexta-feira (20). Eclipse total do Sol foi visto em várias partes do Hemisfério Norte (Foto: Jon Olav Nesvold/NTB scanpix/Reuters)
Imagem impressionante mostra o eclipse total do Sol em Svalbard, no Círculo Polar Ártico (Foto: Haakon Mosvold Larsen, NTB Scanpix/AP)
Crianças inglesas com óculos especiais tentam acompanhar o eclipse solar desta sexta-feira no Observatório Real de Greenwich, em Londres (Foto: Stefan Wermuth/Reuters)
Eclipse parcial é visto junto a símbolo de mesquita em Oxford, na Inglaterra, nesta sexta-feira (20) (Foto: Eddie Keogh/Reuters)
Homem tenta observar eclipse solar em Praga, na República Tcheca, nesta sexta-feira (20) (Foto: Petr David Josek/AP)
Reis da Holanda acompanham o eclipse solar em Hamburgo nesta sexta-feira (20) (Foto: Fabian Bimmer/Reuters)
Eclipse é visto de Svalbard, na Noruega, nesta sexta-feira (20) (Foto: Haakon Mosvold Larsen, NTB Scanpix/AP)
Imagem dá impressão que pássaro está próximo ao eclipse solar desta sexta-feira (20). Imagem foi feita em Nice, na França (Foto: Lionel Cironneau/AP)
Minarete é visto junto ao eclipse total do Sol nesta sexta-feira (20) e, Eger, na Hungria (Foto: Peter Komka/MTI/AP)
Sol é visto durante eclipse em Marselha, na França, nesta sexta-feira (20) (Foto: Claude Paris/AP)
Em Moscou, na Rússia, algumas pessoas usaram exames de raio X para visualizar melhor o eclipse total do Sol (Foto: Ivan Sekretarev/AP)
Combinação de imagens mostra a Lua atravessando a frente do Sol durante o eclipse desta sexta-feira (20). As imagens foram feitas em Berlim, na Alemanha (Foto: Michael Sohn/AP)
Alunos de escola em Frankfurt com óculos especial para visualizar o eclipse solar desta sexta-feira (20) (Foto: Kai Pfaffenbach/Reuters)
Eclipse parcial do Sol é visto perto de Bridgwater, no sudoeste da Inglaterra, nesta sexta-feira (20) (Foto: Toby Melville/Reuters)
Pessoas assistem ao eclipse solar em Cornwall, na Inglaterra, nesta sexta-feira (20) (Foto: Ben Birchall/PA/AP)
Eclipse parcial do Sol é visto perto de Bridgwater, no sudoeste da Inglaterra, nesta sexta-feira (20) (Foto: Toby Melville/Reuters)

Fonte: http://g1.globo.com/
Share on Google Plus

About Levitas Newss