Image and video hosting by TinyPic

7.9 GRAUS RICHTER Terremoto mata mais de 1.000 pessoas no Nepal e na Índia

Um terremoto de 7.9 graus na escala Richter atingiu o Nepal neste sábado (25), causando a morte de centenas de pessoas e grandes danos em Katmandu, capital do país, e em outras regiões. O número de mortos já passa de 1.400 no Nepal, de acordo com o último balanço das autoridades locais.
>> CEARENSE SOBREVIVE: avalanches no Everest atingem expedição do montanhista Rosier Alexandre
"Recebemos a informação de que há grandes perdas materiais e humanas no Nepal", disse Krishna Prasad Dhakal, diplomata na embaixada do Nepal em Nova Déli.
"Provavelmente centenas de pessoas morreram em várias regiões do país, principalmente em Katmandu e Pokhara", acrescentou.
Vários edifícios antigos desabaram em Katmandu, incluindo templos e alguns monumentos, e milhares de pessoas foram às ruas por causa do risco de queda de outros prédios.
No Everest, vários montanhistas ficaram presos por causa do tremor. "Estamos bem, mas está nevando e por isso não há helicópteros a caminho", informou por mensagem um jornalista da AFP na região.
O terremoto durou entre 30 segundos e dois minutos e foi o pior a atingir a região em 80 anos. "Ainda estamos buscando informações e tentando ajudar os afetados em nosso país e no Nepal", disse no Twitter o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.
Um terremoto de 7.9 graus na escala Richter atingiu o Nepal neste sábado (25).  Foto: ReutersUm terremoto de 7.9 graus na escala Richter atingiu o Nepal neste sábado (25). Foto: Reuters
O tremor foi registrado às 11h56 locais deste sábado (3h11 no horário de Brasília), a 70 quilômetros do noroeste de Katmandu, informou o USGS. Após o tremor de maior potência, outras quatro réplicas de menor intensidade foram sentidas no país.
O movimento tectônico foi sentido também no norte da Índia, desde Calcutá até a fronteira do Paquistão, especialmente no leste e em regiões que fazem fronteira com o Nepal.
Não há registro de brasileiros entre vítimas do terremoto no Nepal
Por enquanto, não há indícios de que entre as vítimas do terremoto que atingiu o Nepal neste sábado (25) haja brasileiros, informou o Itamaraty.
O vice-cônsul do Brasil em Katmandu realiza buscas nos hotéis da cidade e está em contato direto com líderes da comunidade brasileira no país.

Share on Google Plus

About Levitas Newss