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Carros de polícia: Spin e Duster no páreo



Ao longo desta semana o Governo do Ceará vai ser apresentado a dois modelos de carros de polícia: GM Spin e Renault Duster. Ambos disputam a preferência do Palácio da Abolição, cuja decisão de substituir o modelo Toyota Hilux no patrulhamento urbano, especialmente no programa Ronda do Quarteirão, foi revelada pelo governador Camilo Santana ementrevista exclusiva ao O POVO no dia 10 passado. No caso da Spin, há um modelo de teste já adesivado na concessionária Sanauto. O POVOapurou que na compra das novas viaturas o Estado já decidiu que lançará em paralelo um contrato para manutenção.

A manutenção é uma das principais preocupações da nova gestão. Estuda exigir que os serviços sejam prestados "quando possível", no local do problema, evitando a necessidade de remover a viatura para a oficina da concessionária por motivos simples. A versão a concorrer é a Spin LT AT cinco lugares. A Duster a ser mostrada ao Governo ainda não ficou pronta.


Um coronel da Polícia Militar tem conversado com concessionárias dos dois modelos. Por enquanto, a fase é de sondagem. A apresentação dos dois modelos deverá ocorrer na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), na Bezerra de Menezes. Não há previsão quanto ao lançamento do edital para a comprar dos carros, mas informação não confirmada dá conta de que seriam 30 em um primeiro lote. Toyota Hilux e agora GM S10 serão adquiridas para batalhões e delegacias do Interior do Estado.
Qualquer montadora poderá concorrer, mas, pela descrição do que o Estado pretende adquirir - um carro mais barato, menor, mais ágil e com bagageiro grande o suficiente para a instalar um xadrez - Spin e Duster são favoritas. O Ford Ecosport é menos cotado por conta do espaço de bagagem limitado. Há três itens em um edital do gênero que são determinantes para a escolha: a distância entre eixos, a motorização e o câmbio.

Quem concorre em uma licitação como essa é a montadora, não a concessionária. É na relação entre a fábrica e as lojas que se estabelece quem vai fornecer os carros. Na GM, as duas concessionárias mais atuantes nos contratos públicos são a Sanauto e a Silcar.
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