Luiz Gustavo contou que subiu em um ônibus da linha 068-Messejana/Papicu/Via Cambeba, mas sua carteira estudantil não passou. “Como ainda estava valendo, eu usava a de 2014. Após o bloqueio, tentei passar a de 2015, que também estava bloqueada”, contou, em mensagem ao WhatsApp do O POVO.
A estudante da Universidade Federal do Ceará (UFC), Lena Sena, também não conseguiu usar seu documento de 2014. "Perguntei ao cobrador e ele disse que a Etufor está desbloqueando automaticamente as novas e bloqueando algumas antigas, mas não checam se a pessoa já recebeu", disse.
O problema também foi sentido pelo aluno da Fanor, Elves Rabelo. “Minha carteirinha tinha crédito e do nada não passou. E detalhe, ainda nem recebi a nova”, reclamou.
De acordo com a Etufor, os bloqueios ocorreram por conta de um problema técnico no software do validador dos coletivos, atingindo um lote de carteirinhas em alguns veículos e nas catracas dos terminais. A empresa explicou ainda, em nota, que todas as carteirinhas voltam ao normal às 00 horas deste domingo, 14.
"Durante o dia, os técnicos do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) estão atualizando o software nos terminais e nos veículos", completou.
A validade das carterias estudantis, que terminaria no dia 30 de abril, foi prorrogada para 30 de junho. Na época, a Etufor explicou que a medida era para garantir a distribuição de todos os documentos nos estabelecimentos de ensino.
Para solicitar o novo documento, os alunos de escolas públicas devem procurar a direção da unidade. Os estudantes de escolas particulares podem acessar o site da Etufor, fazer a emissão do boleto bancário e completar a solicitação com a biometria e entrega de documentos, na sede da empresa (avenida dos Expedicionários, 5677, Vila União).
Fonte: http://www.opovo.com.br/