Image and video hosting by TinyPic

Vereador propõe que missionários tenham acesso gratuito a terminais de ônibus



O vereador Reginaldo Rolim (PR) enviou em março deste ano um projeto de lei (PL) à Câmara Municipal de Fortaleza para que seja permitida a entrada gratuita de missionários cristãos em transportes coletivos da cidade. O documento apresenta critérios para a gratuidade nos terminais de ônibus para missionários de religiões cristãs que exerçam trabalhos evangelísticos.

De acordo com o político, a pauta não se restringe apenas ao público evangélico. “São todas as religiões cristãs, seja católica, protestante, espírita, umbanda, entre outras”. O motivo é explicado peloparlamentar que ressalta o trabalho desenvolvido por missionários na questão de resgatar vítimas da dependência química e alcoólica. “Aqui, os bandidos não pagam ônibus.

Entram pela porta e ainda assaltam os que estão dentro. Os missionários estão realizando um trabalho que o governo não faz, que é dar assistência a esses dependentes químicos”, disse.

Na justificativa da PL 017/2016, a matéria diz que o serviço missionário itinerante ecumênico é uma atividade voltada para o amparo a pessoas que necessitem de orientação espiritual. “Nossa proposta é tão somente criar organização logística para que este tão importante trabalho missionário possa ser desenvolvido sem interferência ou desrespeito”. Apesar disso, o texto não especifica se os missionários também terão isenção de passagem nos ônibus, apenas trata sobre a entrada nos terminais.

“Não estou ferindo o estado laico de direito, porque não estou privilegiando ninguém. Se isso fere, tem que tirar mudar o nome de estados como ‘São Paulo’,’ Santa Catarina’, etc”.

O projeto foi protocolado em março de 2016 e aguarda o início de sua tramitação no Departamento Legislativo que dispõe. Com a chamada de “desburocratização das atividades evangelísticas, ecumênicas, no âmbito dos terminais de Fortaleza”, a proposta é que de cada igreja faça o cadastro de dois missionários, com identificação e foto, e envie à Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) e ao Sindicato de Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindioônibus), que regulariam o acesso.

“As pessoas precisam só de uma palavra amiga, de um aperto de mão. Fiz para todas as pessoas que usam de boa vontade. Padres, missionários, católicos, freiras, que disponibilizem seu tempo para evangelizar nos terminais. São pessoas que oram nos hospitais, vão nas favelas levar a palavra de Deus, fazem sopão para os que precisam ”, comentou.

Atuação na política

O vereador Reginaldo Rolim tomou posse na Câmara Municipal de Fortaleza em dezembro de 2015, substituindo o vereador Adelmo Martins (Pros), que se afastaria por 120 dias. No dia 15 de abril, Adelmo retorna às atividades.

Apesar do parlamentar ser um pastor evangélico, Reginaldo afirma que “outras crenças e religiões teriam o mesmo benefício se tivesse um trabalho de evangelização”.
Share on Google Plus

About Levitas Newss