Image and video hosting by TinyPic

COREIA DO NORTE TEM SEU PRÓPRIO CLONE DO FACEBOOK

A Coreia do Norte é conhecida por ser um dos países mais fechados do mundo, governada pelo ditador Kim Jong-un. Mesmo sem contato com o resto do planeta, os cidadãos norte-coreanos têm internet e, agora, também uma rede social só para eles.

O site foi descoberto pelo instituto de pesquisa Dyn, responsável por monitorar a liberdade de acesso à internet ao redor do mundo. A página não tem nome, mas o layout e as cores são obviamente inspirados no Facebook.

Rastreando a origem do site, o pesquisador Doug Madory descobriu que ele foi criado por alguém dentro da Coreia do Norte. Não há como saber se foi criação do governo de Kim Jong-un ou se trata de um projeto independente de algum cidadão.


Além disso, a página está aberta para que pessoas de qualquer parte do mundo façam cadastro - pelo menos por enquanto. Outras pistas sobre a origem da rede social estão em seu endereço: starcon.net.kp. Como apurou o site Motherboard, Starcon é uma empresa da Coreia do Sul, e não do Norte, que desenvolve sites em inglês para startups.

Curiosamente, porém, a página da rede social norte-coreana não pode ser acessada usando uma VPN para a rede da Coreia do Sul. Isso acontece porque o país proíbe o acesso a qualquer site com domínio .kp, ligado à vizinha (e inimiga) do norte.

Embora a Coreia do Norte tenha banido Facebook, Twitter e YouTube da internet local em abril deste ano, não seria a primeira vez que um regime fechado cria seu próprio clone do Facebook. Cuba, por exemplo, também tem uma versão da rede social que só funciona na ilha.

Via Motherboard
Share on Google Plus

About Levitas Newss