Image and video hosting by TinyPic

Morre Fidel Castro: Conheça A trajetória do ex-presidente cubano


Líder da Revolução Cubana morreu na madrugada deste sábado, aos 90 anos. Informação foi divulgada pelo seu irmão Raúl Castro em pronunciamento na TV.

26 de julho de 2006 - O líder cubano Fidel Castro foi fotografado em evento em Holguín.
26 de julho de 2006 - O líder cubano Fidel Castro foi fotografado em evento em Holguín. (Foto: Jose Goitia/The New York Times)
O ex-presidente de Cuba, Fidel Castro, morreu à 1h29 (hora de Brasília) deste sábado (26), aos 90 anos, na capital Havana. A informação foi divulgada pelo seu irmão Raúl Castro em pronunciamento na TV estatal cubana.

As últimas imagens de Fidel Castro são do dia 15, quando recebeu em sua residência o presidente do Vietnã, Tran Dai Quang.

Antes, ele foi visto em um ato público foi no dia 13 de agosto, na comemoração de seu 90º aniversário. A festa reuniu mais de 100 mil pessoas. Na época, Fidel apresentou um semblante frágil, vestido com um moletom branco e acompanhado pelo seu irmão Raúl e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro.

Fidel assumiu como primeiro-ministro em 1959, após combates com o então governo, que levaram à renúncia de Jose Miro Cardona. Passou então a sua reforma para o comunismo. Em 1960, nacionalizou a indústria açucareira de Cuba, sem pagar indenizações. Três anos depois, estatizaria as fazendas, ampliando a reforma agrária. Ele deixou o poder definitivamente em fevereiro de 2008. Em um texto publicado no jornal estatal “Granma”, anunciou sua renúncia.

Raúl disse disse que o corpo de Fidel Castro será cremado. Informações sobre o funeral serão divulgadas em breve.

Share on Google Plus

About Levitas Newss